domingo, 5 de agosto de 2012

Homem é assassinado em residência no bairro Juçara

Charles era suspeito de participações em  arrombamentos

O crime aconteceu por voltas das 6h30 da tarde deste domingo no quintal de uma residência localizada na Avenida Ceará, bairro Juçara. Além do corpo de Charles Frazão Assunção, 34 anos, a cena do crime reservava uma faca, uma tesoura, latas de cerveja, papeis recortados e uma pedra de crack.

Vizinhos informaram que desde o início da manhã havia uma movimentação de pessoas entrando e saindo da residência, onde durante todo o dia a vizinhança ouvia o som ligado em volume alto. Por volta das 6h30 da tarde um dos moradores próximo avistou pelo menos três pessoas saindo apressadas da casa de Charles, deixando a porta aberta. Minutos depois o mesmo homem entrou na casa e encontrou o corpo no quintal.  Policiais Militares que atenderam a ocorrência afirmaram que receberam a informação cerca de 1h depois.

“No local do crime, latas de cerveja, faca, cachimbo utilizado no uso de drogas e uma pedra de crack. As pessoas que cometeram o crime poderiam estar fazendo uso da droga junto com a vítima. Estamos fazendo o monitoramento das pessoas que o executaram para poder fazer a prisão”, afirmou Capitão Douglas, acrescentando que a faca no local não estava suja de sangue e que a morte de Charles poderia ter sido causado por um pedaço de madeira encontrado ao lado do corpo.

O Perito Técnico, Emerson Carlos, informou que na cabeça da vítima havia uma perfuração que poderia ser de um projétil de arma de fogo, mas era necessário a análise que deveria ser feita no Instituto Médico Legal, IML, para onde o corpo de Charles foi encaminhado. Ainda com informações da Polícia Militar, os autores do assassinato podem ter matado Charles para roubarem a droga, que pelos vestígios havia em grande quantidade na casa.

Na mesa de jantar foram encontrados mais recortes de papel e sacolas que poderiam servir para embrulhar droga, segundo a polícia. A PM também reconheceu Charles como autor de arrombamentos em lojas de Imperatriz.

Pesquisa aponta liderança de Sebastião Madeira


Pesquisa Escutec/O Estado realizada em Imperatriz aponta que, se fossem realizadas hoje, as eleições no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão seriam vencidas com facilidade pelo atual prefeito, Sebastião Madeira (PSDB). O candidato da coligação "Pra Fazer Muito Mais" aparece no levantamento com 48,8% das intenções de voto na estimulada, quando o entrevistado é apresentado à lista de candidatos.
Em segundo lugar aparece o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT), da coligação "Imperatriz é de Todos Nós", com 13,9% das intenções de voto, quase 35 pontos percentuais atrás do líder. Ele está tecnicamente empatado com a odontóloga Rosangela Curado (DEM), da coligação "A Força das Novas Ideias", que foi citada por 12,4% dos entrevistados.
Os outros seis candidatos na corrida eleitoral de imperatriz disputam uma eleição praticamente à parte, todos tecnicamente empatados. Justino Filho (PTC), da coligação "Pensando Imperatriz", está em quarto lugar com apenas 4,1%; Adalberto Franklin (PT), tem 1,7%; Major Melo (PSOL), 1,5%; e Wilson Leite (PSTU), 0,8%. Kleber Miranda (PSB) e Aluisio Melo (PCB) estão rigorosamente empatados com 0,3% das intenções de voto.
Outros 4,6% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 11,6% disseram não saber em quem votar, ou preferiram não responder ao questionário.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de agosto, com 600 entrevistados. O registro foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dia 31 de julho, sob o protocolo MA-065/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança da consulta é de 95%.
Rejeição - Se lidera com folga a pesquisa no levantamento estimulado, o tucano Sebastião Madeira vê sua situação eleitoral ainda mais tranquila quando analisados os números da rejeição. Nesse quesito, o atual prefeito é apenas o segundo colocado, com 20,5% dos 600 entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum.
Além disso, 79,5% dos imperatrizenses, segundo a pesquisa Escutec/OEstado, consideram a administração Madeira ótima (12,1%), boa (39,8%), ou regular (27,6%). Quando a pergunta é "O sr.(a) aprova ou desaprova a forma de governar do prefeito Madeira?", a aprovação chega à casa 62,6%, contra 34,5% que dizem desaprovar e 2,8% que disseram não saber, ou não responderam.
Curiosamente, o líder em rejeição é o petecista Justino Filho, que tem apenas 4,1% das intenções de voto, mas 32,2% de rejeição. O deputado estadual Carlinho Amorim aparece em terceiro nesse levantamento, rejeitado por 10,9% dos entrevistados. A democratata Rosangela Curado tem 4,6% de rejeição. (Gilberto Léda/Da editoria de Política/O Estado)

Cadastro nacional terá cerca de 300 cidades suscetíveis a desastres naturais


Cerca de 300 cidades deverão fazer parte do cadastro nacional de municípios suscetíveis a desastres naturais que está sendo elaborado pelo governo federal. Segundo a Lei 12.608 de 10 de abril de 2012, essas cidades terão que elaborar um sistema de defesa civil e planejamento para evitar tragédias.

"Essa lei estabelece todo um sistema de proteção e defesa civil, com papéis para a União, para estados, para a prefeitura, para a sociedade civil", explica o diretor de Assuntos Fundiários e Prevenção de Risco Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho.

Segundo Carvalho, apesar de o cadastro ainda não pronto, constarão na lista cidades como Blumenau, São Paulo, Santo André, São Bernardo, Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Ouro Preto, Nova Friburgo, Teresópolis, Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Salvador, Recife e Olinda.


"São esses municípios que todo o ano têm problemas", ressalta o diretor. De acordo com ele, para inclusão no cadastro são levados em consideração o histórico e as condições geológicas de cada região.

Essas cidades terão acesso a recursos do governo federal para elaborar as cartas geotécnicas de aptidão, que definirão os critérios para expansão dos municípios. "Ela vai falar quais áreas não podem ser ocupadas, quais áreas podem ser ocupadas com critérios especiais, quais áreas não têm nenhuma restrição para ocupação", destaca Carvalho.(Agência Brasil/Foto: Rogério Pires)