sexta-feira, 4 de abril de 2014

Patrimônio Histórico de Imperatriz debatido na Câmara


Hemerson Pinto

A audiência pública que discutiu a proposta de criação de um museu para a memória e a história do município de Imperatriz foi realizada na manhã de ontem na Câmara de Vereadores, com a presença de professores, pesquisadores, estudantes, representantes de movimentos culturais, Fundação Cultural e vereadores.

O surgimento do Fórum Permanente de Patrimônio Histórico e Cultural reforçou as discussões sobre a temática em Imperatriz. O objetivo é criar museus para contribuir com preservação da memória, história e patrimônio cultural, pensamento que tem crescido ultimamente em debates na sociedade civil e realizada.

“Um momento impar que reúne autoridades da área cultural, envolvidos no debate para a criação do museu. Fazer na prática, que esse tão sonhado museu vire realidade, pois seria uma
instituição permanente e sem fins lucrativos que serviria a toda a sociedade”, considerou o geógrafo e pesquisador nas áreas de arqueologia e paleontologia, Luís Pereira Santiago, que mantém na própria residência o Museu do Homem Sul Maranhense.

A audiência pública fechou a semana de atividades da Câmara Municipal e foi presidida pela vereadora Edneusa Caetana. Ela e os vereadores Carlos Hermes, Fátima Avelino, João Silva, Teresinha Soares, José da Farmácia e Marco Aurélio, são membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Lazer e Turismo.