sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Detentos que fugiram da CCPJ ainda não foram recapturados

A polícia continua na captura dos dois homens que fugiram da Central de Custódia de Presos de Justiça, CCPJ, de Imperatriz, na noite de ontem. Cleyton Lima Holanda e Claudivan Pereira Reis aproveitaram que as guaritas de vigilância estão desativadas para reforma e escalaram a torre de uma delas para alcançar o topo do muro de aproximadamente sete metros de altura.
Após enrolarem parte da cerca elétrica em um pano, os fugitivos usaram uma ‘teresa’, corda improvisada com lençóis, e desceram o muro tomando rumo ignorado. Para fugir da cela os detentos conseguiram serrar as grades. Outros presos não aproveitaram a chance porque os agentes carcerários  agiram rápido e acionaram a Polícia Militar.
A direção da CCPJ informou que os dois homens podem ter fugido a pé, ao contrário das primeiras informações que surgiram logo após a fuga, de que teriam entrando em um veículo que estava nas proximidades. Testemunhas afirmam que viram os dois homens em um matagal na direção da ponte Dom Afonso.
A PM alertou as barreiras do Bananal, a do acesso à Davinópolis, comunicou ao posto da Policia Rodoviária Federal (lagoa verde), e faz rondas e barreiras no acesso a ponte Dom Afonso e na Avenida Babaçulândia. Até o meio dia de hoje os dois fugitivos não foram recapturados.

Assembleia da UFMA em Imperatriz decide continuar em greve



Professor Marcos Fábio durante assembleia realizada ontem
O Comando de Greve dos Professores da UFMA de Imperatriz realizou nesta quinta-feira (23) uma assembleia para decidir a continuidade da greve ou o retorno das atividades. Ao todo 41 professores – quase 50% do quadro de professores da Universidade em Imperatriz – participaram da assembleia e por unanimidade a escolha foi à continuidade da greve.
Segundo o professor do curso de Comunicação Social, Marcos Fábio Belo Matos, a assembleia era necessária pelo fato de que se percebeu, entre os professores, certo desânimo e alguns com o sentimento de que era preciso retomar as atividades. Fato que não foi comprovado, já que 100% dos presentes na assembléia votaram pela paralisação.
“O governo ainda não atendeu nossas reivindicações. Não queremos apenas maior salário, mas também a reestruturação da carreira e do ensino. Hoje tem salas de aula com 60 alunos, o que torna quase impossível para um professor ministrar uma aula de qualidade”, afirma Vicente Marcos, professor de pedagogia da UFMA.
Atividades- Desde o início da greve, há mais de 90 dias, o Comando de Greve da UFMA de Imperatriz vêm promovendo eventos como palestras, mini-cursos e debates. A intenção é continuar com as atividades para atrair mais professores e a comunidade, e assim fortalecer o movimento. Outra iniciativa será a realização de um debate entre os candidatos a prefeito da cidade. (foto e texto: Douglas Aguiar)

50º BIS comemora aniversário e o Dia do Soldado

Em comemoração ao 39º aniversário do Batalhão e do dia do soldado que acontece no próximo sábado dia 25, o 50° Batalhão de Infantaria e Selva preparou duas semanas de atividades alusivas à data.

Durante todo o dia de hoje o exército fará uma exposição no Tocantins Shopping do material utilizado pelos soldados durante as missões e combates. Segundo o aspirante Alencar do 50º BIS, todos os acessórios utilizados no fardamento do soldado estarão expostos. “Nós temos em exposição desde o próprio fardamento até as boinas e coturnos. A mochila que usamos em combate também está exposta, assim como os produtos que carregamos dentro dela”, disse Alencar. 

“Nós trouxemos para as pessoas conhecerem também, o nosso material de comunicação que utilizamos durante o combate”, completou o aspirante ao dizer que o 50° Batalhão de infantaria e Selva é o único batalhão de selva da região nordestina. 

O 50° BIS ainda levou para o shopping a banda de música do exército que se apresentará na praça de alimentação a partir das 19h00.

Na noite de hoje também acontecerá a solenidade do dia do soldado no pátio do 50° BIS. A festividade é aberta para todo o público que poderá prestigiar a banda do exército, o compromisso dos recrutas que incorporaram este ano, a entrega de medalhas para os condecorados, a entrega de diploma para os recrutas destaque, entre outras atividades. 

As comemorações prosseguem com uma corrida que acontece no dia 26 de agosto a partir das 08h, no perímetro da área militar; Visita dos escolares ao Batalhão no dia 28 de agosto, de 08h às 12h. Apresentação da banda de música do exército no dia 30 de agosto às 19h, no Teatro Ferreira Gulart; Solenidade de aniversário no dia 31 de agosto, às 09h, no Batalhão; Passeio ciclístico dia 1° de setembro, às 08h, ao longo do perímetro da área militar e Doação de Sangue no HEMOMAR, nos dias 03,04 e 05 de setembro, de 08h às 12h e 14h às 16h. (Por Karoline Damião/Correio Popular)