sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O garimpo depois da tragédia: criança realiza sonho de ter uma bicicleta

Garimpo em busca de peças preciosas

Vinte e quatro horas após o início do fogo que destruiu todo o depósito da empresa Ciclista Bodim, no bairro Nova Imperatriz, uma cena chamou atenção de quem passava pelos cruzamentos das ruas Coriolano Milhomem e Brasil.

No amontoado de entulhos que restou das paredes demolidas na tarde desta sexta-feira, crianças e adolescentes garimpavam o cenário da destruição. Em meio a fumaça que ainda teimava em lembrar o terror da noite passada, a meninada caminhava atenta sobre os escombros e a cada achado era possível ouvir o grito que anunciava o que parecia ser uma fortuna.

Quadros de bicicletas cargueiras
“Achei!”, berrou um dos pequenos e imediatamente correu em direção à rua onde o irmão tomava conta do material que a dupla havia conseguido ‘salvar’. Na calçada o moleque sujo de poeira e cinza colocou o quadro de uma bicicleta infantil e disse ao parceiro: “essa é a do manin, a minha e a tua já estão prontas, agora vamos levar se não os caras grande vão tomar da gente”.

O segundo apenas obedecia as ordens do primeiro, que aparentava ser o mais velho. Tomaram as peças nas mãos e saíram apressados em direção a um grupo de senhores, passaram entre os velhotes e não voltaram mais.
Peças atingidas pelo fogo são reaproveitadas

Quando dois policiais apareceram numa moto na esquina a garotada começou a ficar agitada. “Eita, os home”, disse um menino largando um garfo (peça que sustenta o pneu). Outro logo reclamou: “deixa de ser besta rapá, ninguém ta roubando não”.

Os dois soldados estacionaram na esquina e ficaram observando. Depois deram partida no motor e passaram devagar, apenas olhando, até que um dele repreendeu: “ei! Cuidado pra não se queimar, ainda tem fogo ai”. Aliviada a molecada continuou a incansável busca por qualquer peça que pudesse ser recuperada.

'K' e o suficiente para realizar o sonho
Uma das cenas que mais chamou atenção foi a do garoto que aqui chamaremos de ‘K’. Quando interrogado sobre a quantidade de peças que carregava na sexta que também encontrou junto ao que restou do incêndio, ‘K’ respondeu:




“Meu sonho era ter uma bicicleta e agora eu tenho. Conseguir pegar um quadro de, daquelas tipo BMX, coroa, catraca, cubos, guidão, o cano da selim e até uns raios que não pegaram fogo. Ferrinho do pedal também peguei, mas o pedal, luvas e pneus, ai o fogo queimou. Agora ta mais fácil. Tenho uns parafusos lá em casa, é só mandar pintar e comprar as rodas, corrente, mais raios, mais uns parafusos e tô com a minha bicicletinha”.