segunda-feira, 5 de maio de 2014

Estudantes de Engenharia de Alimentos realizam minicurso sobre boas pŕaticas em serviços de alimentos

O curso de Engenharia de Alimentos da  UFMA, realizou nesta quarta feira (30), um minicurso sobre “Boas práticas em serviços de Alimentos” no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O curso proposto pelo projeto de extensão “Campanha contra o leite clandestino”, visa conscientizar esses profissionais da área da alimentação sobre o manuseio e os devidos cuidados com os alimentos.
 
Membra do projeto, Suzanny Lima de Brito, começou a apresentação descrevendo a importância das práticas do dia a dia no trabalho comos alimentos, além de apresentar normas aplicadas,que ajudarão no manuseio do alimento para evitar contaminação.
 
Suzanny Lima explicou que a manipulação exige a utilização de equipamentos, mas obedecendo as formas corretas de higiene, como por exemplo, lavar as mãos antes de qualquer manuseio, utilizar cabelos presos e cobertos com touca e manter as unhas curtassem a utilização de esmalte. “As boas práticas auxiliam na obtenção de um produto de melhor qualidade e muito mais saboroso”, enfatizou.
 
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Tatiana de Oliveira Lemos, esta ação promovida pelo projeto, pretende conscientizar a partir de uma orientação geral, sobre a importância de adquirir uma sensibilidade com as boas práticas, começando desde a compra, manipulação, armazenamento e  venda do produto.
 
A salgadeira Clauci Crispim Araújo está nesta profissão ha mais de quarto anos e diz sermuito bom aprender boas práticas, e que eventos pode tirar dúvidas e contar com um amplo nível de conhecimento. “Vejo este minicurso como uma importante parte do meu aprendizado em relação as boas práticas na cozinha. Adoro aprender coisas novas, principalmente quando pode beneficiar no meu trabalho, afirmou”.
 
Em parceira com o curso de Engenharia de Alimentos,a Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização na cidade, participou do curso orientando e tirando dúvidas dos donos de restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos.“A função da vigilância é garantir que produtos, serviços e bens estejam adequados ao uso, assim utilizamos de ações capazes de eliminar, diminuir e prevenir que produtos alimentícios possam causar riscos à saúde da população” enfatizou a chefe do II Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária, Stefanny Rodrigues Jorge.
 
No município as maiores infrações cometidas pelos donos destes estabelecimentos é na parte estrutural as condições de armazenamento deste alimento. “A nossa função é fiscalizar, mas cabe a nós instruir este comerciante sobre as formas corretas sobre a estrutura física, o estoque, a limpeza e o transporte, do modo que este produto quando for comercializado esteja com uma procedência correta”, completou. (Tribuna do Tocantins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário